Ministra e secretário do Turismo visitam obras da nova Marina da Penha, em Salvador

Foto: Rafael Martins/GOVBA/

A Marina da Penha, no bairro da Ribeira, em Salvador, foi transformada em base náutica, depois de passar por uma completa requalificação e ampliação. Na manhã desta terça-feira (7), o secretário estadual de turismo, Maurício Bacelar visitou o local acompanhado da ministra do turismo, Daniela Carneiro. Em fase final, as obras contam com investimento superior a R$ 28 milhões e fazem parte de uma das 12 intervenções de infraestrutura náutica e cultural que o Governo do Estado promove na Baía de Todos-os-Santos, no âmbito do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo Bahia, (Prodetur-Bahia), com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

“O Governo do Estado investiu mais de R$ 70 milhões de dólares em obras estruturantes na Baía de Todos-os-Santos. Além da infraestrutura náutica, há também a valorização da cultura baiana com a recuperação total do Museu Wanderley Pinho. Também realçamos as ações na área socioambiental. Nós podemos dizer que, com esses investimentos, a Baía de Todos-os-Santos ganhou sustentabilidade. Nos seus 520 anos, é o maior investimento da história”, categorizou o secretário.

Base Náutica

Com a requalificação, o equipamento passa a contar com rampa de acesso, ponte móvel e flutuantes para a atracação. A capacidade atual da base é de 96 vagas secas e 48 vagas molhadas. Com uma planta geral de urbanização de mais 5.200 m², a base náutica ganhou também espaço para restaurante, cafeteria, prédio administrativo e pequenos auditórios. Há ainda projeto paisagístico e de urbanização com bancos fixos, iluminação pública e sinalização vertical, oficinas para manutenção de embarcações, depósitos e pátios de serviço.

Também foram instalados sanitários masculinos, femininos, adaptados para Pessoas com Necessidades Especiais (PNE) e vestiários, terminal com recepção, lanchonete, bilheteria e estacionamento com 37 vagas.  Com a nova estrutura, o usuário também poderá usufruir de serviços complementares como oficina mecânica e movimentação de embarcação, estruturação de postos de combustível, lojas de conveniência e de comércio de produtos náuticos e correlatos, além da promoção de eventos associados, a exemplo de competições náuticas.

Repórter: Lina Magali/GOVBA

Postagens Relacionadas

Leave a Comment